Buscar
  • cynthia pinheiro

Sobre moda e consumo

Olá, eu me chamo Cynthia Pinheiro e durante 22 anos atuei como publicitária.

Hoje, aos 49 anos, estou migrando para a área de moda e consultoria de imagem e estilo, pois essa também é minha grande paixão!


Mas você deve estar se perguntando, porque justamente uma pessoa que sempre trabalhou com vendas, resolveu dar dicas de como ter um armário mais enxuto e funcional? Afinal a moda é a filha predileta do capitalismo, já dizia Lipovetisky.


Bom, vou explicar e aí você vai perceber que faz todo sentido, ok?


Senta, que lá vem história ….


Em 2010, minha mãe faleceu, nós éramos muito ligadas e diante dessa perda eu me vi totalmente sem norte, me sentia só e desamparada.


Foi aí que comecei a descontar toda minha dor, carência e solidão no consumismo, eu comprava TODOS os dias, roupas, sapatos, bolsas e acessórios.


Eu só me sentia segura se estivesse usando algo novo ou o último grito da moda, eu colocava todo meu salário nessa compulsão e olhe que não era pouco.


Até que um dia eu percebi que estava com problemas, pois fui arrumar meu guarda roupa e vi um monte de sacola entulhada e roupas penduradas com etiquetas, aí eu pensei, isso não é normal.


Mesmo com tanta roupa eu ainda me sentia sem roupa e sempre comprava e comprava.


Para resumir a história, fui fazer terapia e lá descobri que estava colocando todas as minhas carências na roupa, transferindo minha felicidade para algo material.


Demorou muitos anos para que eu percebesse essas questões internas e mais ainda, as questões que a indústria da moda e a sociedade nos impõe.


Somos o tempo todo bombardeadas por anúncios com mulheres lindas “perfeitas” e no nosso imaginário queremos ficar assim, afinal a sociedade também nos cobra.


Temos que estar sempre bonitas, elegantes, femininas, arrumadas e bem comportadas.


A indústria da moda e da beleza lucram milhões em cima desse estereótipo e nos prometem uma pele perfeita, o corpo perfeito, o look perfeito e por aí vai ….


Quando a gente se dá conta, estamos gastando nosso salário, que diga-se de passagem é sempre menor que o dos homens e ainda assim os produtos destinados para mulheres são sempre mais caros, a chamada taxa rosa.


Vejam aí a incoerência, somos cobradas a termos uma aparência jovem, bonita e padronizada, então somos obrigadas a investir rios de dinheiro, sendo que nossos salários são menores e os produtos destinados para nós são mais caros.


Perceberam que essa conta não fecha? E que isso vai sempre gerar uma eterna insatisfação?


Diante dessa percepção eu resolvi dar um basta e parar de consumir de forma descontrolada e sem planejamento.



E agora quero compartilhar com vocês todo o meu conhecimento sobre esse assunto, para que você também pare de comprar de forma desenfreada, pare de achar que você não está bem vestida e pare de achar que você não tem roupa.


Aqui você vai aprender de forma assertiva a se vestir, valorizando o que você tem de bonito, truques de estilo e a melhorar sua imagem.


A sua comunicação começa através da sua roupa!!




Então vamos começar !!!!!


<a href='https://br.freepik.com/fotos/negocio'>Negócio foto criado por lookstudio - br.freepik.com</a>





18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo